domingo, 11 de novembro de 2012

Origens da Segunda Guerra Mundial - Parte IV

Agora é a vez da Polônia. Por quê?


Existe um corredor que isola a Prússia Oriental do resto da Alemanha.


Hitler dá a entender que sua honra não lhe permite deixar por mais tempo populações alemãs sob o domínio polonês.


A Polônia está decidida a se defender, mesmo só. Porque nesse corredor, a República polaca já havia construída várias coisas, dentre as quais, ferrovias e não queria perder isso.


O curioso é que a Polônia foi criada no ano de 1919, depois da Primeira Guerra e do Tratado de Versalhes. Por isso a encrenca em querer recuperar esse território vem desde o ano da criação do país.


A França e a Inglaterra já estavam fartas das promessas de Hitler e ofereceram garantias para Polônia, Romênia e à Grécia de proteção. Ou seja, se prepararam para guerra.


Tanto isso é verdade que a Grã-Bretanha adota a conscrição (serviços militares obrigatórios - conscrições são trabalhos requeridos por uma autoridade). Prova de determinação, mas não de eficácia.


França e Grã-Bretanha estão vários anos atrasadas em relação à Alemanha. Qual o plano deles então? Se aliar a URSS.


E lá vão nossos heróis para Moscou, conversar com Stalin quando, tandam, surpresa! Ele já tinha um pacto germano-soviético (Ribbentrop-Molotov).


O que diabos Stalin tá fazendo se aliando ao Hitler?


Talvez, primeiro: por causa do isolamento da Rússia na reunião de Munique, que decidiu o rumo de várias coisas relacionadas a Europa e principalmente a Tchecoslováquia.


Segundo: Stalin precisava ganhar tempo sem conflitos para construir melhor sua nação.


Terceiro: Um provável erro de Stalin: achava que a França era militarmente mais forte do que realmente era, daí para restabelecer o equilíbrio, aliou-se à Alemanha.


Esse acordo com eles previa uma não agressão entre esses países. 


Além de que a Alemanha e a Rússia dividiram a Polônia e partes de territórios próximos entre eles.


E a Rússia poderia declarar guerra à Finlândia.


A Finlândia declarou a independência da URSS em 1817, quando houve a revolução e se aproximou bastante da Alemanha. Ou seja, para os russos recuperarem a Finlândia novamente, precisavam da aceitação dos alemães para isso.


Muito bem, assim que a França e a Grã-Bretanha descobrem esse pacto secreto dos russos e alemães, eles percebem que a guerra é inevitável. Menos o Partido Comunista, que teimava em provar que se tratava de um gesto pacífico.


Foi no dia primeiro de Setembro de 1939 que a Alemanha invadiu a Polônia. Dois dias se passaram e a França e Grã-Bretanha declaram guerra.


Começou a Segunda Guerra Mundial, que vai durar até Abril 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário