quinta-feira, 28 de junho de 2012

Egito Antigo - Parte III (Médio Império)

Ao longo do período conhecido como Médio Império (2000 a.C - 1550 a.C), os faraós conseguiram se fortalecer novamente seu poder político porque partiram para o conflito militar.

Como? Eles permitiram o ingresso, no exército, de pessoas das camadas inferiores e graças a isso formaram um grande grupo de combatentes. Fizeram conquistas na região da Palestina e na Núbia (região do Nilo atualmente partilhada entre Egito e Sudão).

Na Núbia descobriram minas de ouro e na Palestina, minas de cobre. Metais que além de enriquecerem o Estado, incrementaram a produção de armamentos.

Durante o Médio Império aconteceu um evento interessante e que nós veremos novamente mais tarde: entre 1800 e 1700 a.C. chegaram ao Egito os hebreus.

Mas foram os hicsos, um povo asiático vindo do oriente médio. Sua região de origem havia sido atingida por uma seca, então eles migraram atrás de novos lugares. O Nilo parecia adequado a eles.

E eles dominaram a região do delta e ficaram por lá durante os anos de 1750 até 1580 a.C.




O êxito dos hicsos no controle dessa região se deu em parte ao uso do cavalo e dos carros de guerra, que os egípcios não conheciam. Além disso, lembre-se: os faraós estavam tentando recuperar seu poder. A situação era um tanto caótica com os nomarcas.

Por volta de 1580 a.C, durante o governo do faraó egípcio Amósis I, os conflitos militares contra os hicsos se intensificaram. Porque se tratava de uma briga generalizada. Ao norte estavam os hicsos, enchendo o saco. Ao sul estavam os núbios, que brigavam para recuperar suas terras.

Apesar disso, como eu disse no começo, os faraós reuniram um exército gigante, recrutando pessoas de todas as camadas, e conseguiram instaurar uma nova fase na história do Egito, conhecida como Novo Império (1580 a.C - 1085 a.C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário