domingo, 8 de abril de 2012

Conceituando a História

A palavra “História” tem suas origens na palavra grega Historíai, que significa investigação. Quem a escreveu foi o estudioso grego chamado Heródoto que viveu no século IV a.C.

“Uma pessoa não entra duas vezes no mesmo rio, porque na segunda vez não será a mesma pessoa, nem o mesmo rio”.

O que é a História e seus estudos?

São paradigmas, estruturas ou teorias que usamos para apreender a realidade. Podemos chamar esses modelos de conceitos.
Conceito: opinião, idéia, juízo; aquilo que a mente concebe ou entende; representação geral ou abstrata de uma realidade.
Abstrato: intangível, intocável, o que se considera existente no domínio das idéias e sem base material.
O historiador não estuda simplesmente o passado, ela o usa como um conceito/objeto da História.
Objeto: O objeto de estudo não é o eixo central. Seu objeto de estudo pode ser uma série de registros oficiais da Igreja, documentos do Estado, etc, mas nesse caso, são apenas monumentos concretos que representam parcelas do passado, mudanças e produções humanas.
Representar: Trazer à memória, significar, simbolizar.
Passado: O passado é um conceito sobre o qual o historiador se debruça, um conceito abstrato, a fim de atingir o seu objetivo. O passado é uma construção cognitiva.
Os agentes e sujeitos principais para o estudo da história estão na frase de Marc Bloch:
“Onde houver um humano, ali haverá história”
-----

Nessa história que vamos estudar, aprender, descobrir ou recordar, vamos perceber coisas com que já estamos habituados a lidar, como fatos, datas e concretudes que caminham lado a lado com sua conseqüência, uma história imaginária formada por personagens, literaturas, cinemas, televisão, quadrinhos, teatro e todo um imaginário histórico que independe de nossa vontade ou consciência, mas que faz parte do que somos e da cultura na qual estamos inseridos, que espelha a própria história e tudo o que entendemos hoje por realidade.

Em sala:
1)      Como o ser humano reconhece o universo ao seu redor?
2)      Qual é o foco (sujeito) principal do estudo da História?
3)      Elabore um pequeno texto explicando a frase abaixo a partir do que aprendemos em sala de aula.
“Uma pessoa não entra duas vezes no mesmo rio, porque na segunda vez não será a mesma pessoa, nem o mesmo rio”

Para casa:
(Dica: usem o dicionário)
1-) O que são paradigmas/estruturas e teorias?
2-) O que é o passado e por que ele pode ser considerado um ato cognitivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário