A palavra “História”
tem suas origens na palavra grega Historíai,
que significa investigação. Quem a escreveu foi o estudioso grego chamado
Heródoto que viveu no século IV a.C.
“Uma pessoa não entra duas vezes no mesmo rio, porque na segunda
vez não será a mesma pessoa, nem o mesmo rio”.
O que é a História e seus estudos?
São paradigmas, estruturas ou teorias que usamos para apreender a
realidade. Podemos chamar esses modelos de conceitos.
Conceito: opinião, idéia,
juízo; aquilo que a mente concebe ou entende; representação geral ou abstrata
de uma realidade.
Abstrato: intangível,
intocável, o que se considera existente no domínio das idéias e sem base
material.
O historiador não
estuda simplesmente o passado, ela o usa como um conceito/objeto da
História.
Objeto: O objeto de
estudo não é o eixo central. Seu objeto de estudo pode ser uma série de
registros oficiais da Igreja, documentos do Estado, etc, mas nesse caso, são
apenas monumentos concretos que representam parcelas do passado,
mudanças e produções humanas.
Representar:
Trazer à memória, significar, simbolizar.
Passado: O passado é um
conceito sobre o qual o historiador se debruça, um conceito abstrato, a fim de
atingir o seu objetivo. O passado é uma construção cognitiva.
Os agentes e sujeitos
principais para o estudo da história estão na frase de Marc Bloch:
“Onde houver um
humano, ali haverá história”
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Nessa história que vamos estudar,
aprender, descobrir ou recordar, vamos perceber coisas com que já estamos
habituados a lidar, como fatos, datas e concretudes que caminham lado a lado
com sua conseqüência, uma história imaginária formada por personagens,
literaturas, cinemas, televisão, quadrinhos, teatro e todo um imaginário
histórico que independe de nossa vontade ou consciência, mas que faz parte do
que somos e da cultura na qual estamos inseridos, que espelha a própria
história e tudo o que entendemos hoje por realidade.
Em
sala:
1) Como
o ser humano reconhece o universo ao seu redor?
2) Qual
é o foco (sujeito) principal do estudo da História?
3)
Elabore um pequeno texto
explicando a frase abaixo a partir do que aprendemos em sala de aula.
“Uma pessoa não entra
duas vezes no mesmo rio, porque na segunda vez não será a mesma pessoa, nem o
mesmo rio”
Para
casa:
(Dica:
usem o dicionário)
1-)
O que são paradigmas/estruturas e teorias?
2-)
O que é o passado e por que ele pode ser considerado um ato cognitivo?
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