domingo, 8 de abril de 2012


Pré-História - Evolução do Ser Humano
Uso de slide: No email elderakm, título: Slides - Formação da terra, etc.

Toumai, foi encontrado no Chade, no centro da África, em 2002. Os cientistas acreditam que Toumai pode demarcar o período em que homens e macacos teriam se separado definitivamente na linha evolutiva. É o que a gente chama de “Elo perdido”

Anamensis 94 – Viveu no período Terciário, da era Cenozóica.

Afarensis 78 – é a Lucy, aquele esqueleto encontrado no sul da África, quase completo.

Africanus – foi encontrado em 1924. Antes da Toumai, o cientista que o encontrou acreditava que ele era o “Elo perdido”. O que é o “Elo Perdido”?

Garhi 1996 - Também pensaram ser o “Elo Perdido” entre os gêneros australopithecus e o homo. Mas os estudos não confirmaram essa teoria. O que eles perceberam é que o Garhi era o mais avançado dos australopithecos e foi contemporâneo aos ancestrais do gênero Homo.

Homo habilis – “habilis”, de habilidade, porque construía e utilizava ferramentas. Alguns o consideravam um antepassado direto do homem moderno, mas isso não é consenso.

Ergaster – Alguns já acreditavam que estes já poderiam ter controlado o fogo.

Erectus – Estes sim, provavelmente foram os primeiros a usar o fogo. E também habitavam cavernas. Temos aí nosso “homem das cavernas”.

Heildelbergensis – não foi um antepassado direto do homem moderno, mas ele apresenta características gerais intermediárias entre o erectus, o ergaster e o sapiens. O primeiro fóssil desse grupo foi encontrado próximo a Heidelberg, na Alemanha.

Neandertal – esse habitava a Europa cerca de 300.000 anos atrás até 30.000 anos atrás. Coexistiu com o homo sapiens. Alguns até consideram o neandertal uma subespécie do homo sapiens. Assim como o homo sapiens sapiens é uma subespécie do homo sapiens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário