O tempo do Historiador
Em nossa
sociedade, ter a vida “cronometrada” é coisa corriqueira. Sempre temos
compromissos relacionados com o tempo: o horário da escola, das refeições, do
trabalho, de tomar um remédio e por aí vai. Por isso, estamos constantemente de
olho no tempo. É quase impossível imaginar a nossa vida de outro jeito.
Mas nem sempre
foi assim e não é assim em todas as partes do mundo. Vamos estudar algumas
dimensões de tempo:
Tempo Cronológico
Um padeiro
certamente estará atento para quantos minutos o pão deverá permanecer no forno.
Pais poderão estar preocupados com o tempo que seu filho passa na internet.
Jogadores de futebol e torcedores preocupam-se com o melhor aproveitamento do
primeiro e do segundo tempo de cada partida. Você deve se preocupar em tomar os
remédios no horário exato.
Todo tempo
medido está dentro do que consideramos como “cronológico”. Tempo do relógio,
dos meses, do dia, etc.
Tempo Histórico
Mas, e o
historiador, o que ele pensa sobre o tempo? O modo como as pessoas “veem” o
tempo é um dos objetos de estudo do historiador, mas ele se interessa por muito
mais coisas: estudar o que as pessoas fizeram em determinado período de tempo
(espaço de tempo entre duas datas); entender como homens e mulheres de uma
determinada época pensavam e quais eram seus valores; saber o que adultos e
crianças vestiam, comiam, calçavam; como
se divertiam, em que trabalhavam, de onde tiravam seu sustento; e por aí vai.
O tempo
histórico é tudo aquilo que está relacionado ao modo de vida (a cultura) das
pessoas.
O tempo do
historiador está cheio de pessoas, de movimentos humanos, de máquinas, de
ambientes, animais e objetos de todo tipo. Está cheio de pensamentos, de
emoções, de sensações de pessoas que viveram em uma ou outra época. Está cheio
de palavras, imagens, sons que de algum modo fizeram parte da vida dessas
pessoas.
O tempo do
historiador é o tempo de todos que tenham deixado algum vestígio de sua
existência, o qual venha a ser por ele estudado.
Mudanças e permanências
O historiador
também está interessado em compreender por que certas coisas mudaram no modo de
vida das pessoas, enquanto outras permanecem iguais em certo período de tempo.
1)
O que se pode concluir observando as imagens da
segunda página?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
O que a História estuda?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
O que são fontes históricas? Cite alguns
exemplos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Assinale a alternativa correta.
a)
A História estuda somente o passado.
b)
A História estuda o passado e o presente, bem
como a relação entre os tempos antigos e os atuais.
c)
A História estuda apenas datas, fatos e nomes de
personagens importantes.
d)
A história estuda o passado para julgá-lo e não
para compreendê-lo.
5)
Afinal de contas, quem faz a História?
a)
Os grandes homens: reis, generais, presidentes.
b)
A História é feita pelas elites.
c)
A História é feita pelos políticos que ganham as
eleições.
d)
A História é feita por todos nós: mulheres e
homens, ricos e pobres, crianças e adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário