domingo, 8 de abril de 2012

A Paz Armada


Quadrinhos: http://www.sedentario.org/hq/primeira-guerra-mundial-contada-em-quadrinhos-17939


Hoje estudaremos a Paz Armada. O que faz esse período pré-guerra receber esse nome? Porque é um momento de muita tensão e ameaças na Europa.





Quando a França foi derrotada em 1870, permitindo a unificação alemã e sendo humilhada pelo novo país que, além de tomar da França as ricas províncias da Alsácia-Lorena, também oficializou a união de seu território (antigo Sacro Império Romano-Germânico) em Versalhes, despertou um forte espírito nacionalista de revanche que abriu possibilidade de uma nova guerra europeia.


Ao mesmo tempo, a Alemanha, após a união territorial, cresceu industrialmente mais do que qualquer país europeu e tornou-se o grande rival da Inglaterra (onde aconteceu a primeira revolução industrial), porque colocou em risco a tradicional supremacia capitalista desse país.


A Alemanha também passou a pressionar para que houvesse uma redivisão colonial.


A partir daí, grande parte dos orçamentos europeus passaram a ser destinados à corrida armamentista e tornou o Velho Continente num verdadeiro campo militar. Esse período é conhecido como Paz Armada.
Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, o império Austro-Hungaro e a Rússia.


Mas havia divergências entre a Rússia e a Áustria com relação a região dos Balcãs, ocasionadas pelo fato de que a Rússia apoiava as minorias eslavas da região, que queriam a independência.


Como essa aliança não funcionou, o Segundo Reich decidiu formar outra, chamada Tríplice Aliança, em 1882, unindo no lugar da Rússia a Itália.


A Itália andava em atrito com a França devido à anexação da Tunísia, na África. Portanto, também queria uma redivisão colonial.


Enquanto isso, a França não iria ficar sem fazer nada, sendo isolada no meio dos gigantes da Tríplice Aliança. Em 1894 ela se aliou a Rússia num pacto militar. Mais tarde, em 1904 a Inglaterra se aproximou da França e formaram a Entente Cordiale, que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional.


França e Inglaterra, que antigamente foram inimigos, deixaram a hostilidade de lado para enfrentarem um inimigo comum: o sucesso econômico da Alemanha, sua expansão colonial e seu exaltado nacionalismo.
Os três países oficializaram uma aliança em 1907 e foram chamados de Tríplice Entente.




Assim passava a existir na Europa dois grandes blocos antagônicos – a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.
Em meio a esses dois blocos, a Itália ocupava uma posição esquisita. Ela era membro da Tríplice Aliança, mas tinha conflitos com o Império Austro-Húngaro na disputa de algumas regiões (sul do Tirol e da Ístria).  – Lembra-se do Congresso de Viena? Parte da Itália ficou com a Áustria.





Devido a isso, a Itália assumiu um comportamento dúbio na política internacional, assinando acordos secretos de não-agressão com a Rússia e com a França, países do bloco rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário