domingo, 8 de abril de 2012

Guerras Médicas

Existiam inúmeras colônias gregas no litoral asiático do mar Egeu, assim como nas costas do mar negro. Entre essas colônias, havia um comércio movimentado que contribuía para o enriquecimento de muitas cidades.

Um rei, chamado Dario I, da Pérsia, conquistando as colônias gregas que existiam lá. Uma dessas cidades, chamada Mileto, se revoltou mais do que as outras com os invasoras, mas foram vencidos e tiveram sua cidade destruída.

A partir daí o mundo grego, unido, passou a enfrentar o império persa. Depois que Mileto foi destruída, Dario I voltou-se contra os gregos, organizado uma poderosa expedição para conquistar seus territórios.
Vieram a pé, de barco, de tudo, mas os gregos, unidos, estavam preparados e passaram a derrotar todos os persas. Depois de muito apanhar, Dario I voltou pra suas terras, mas não desistiu. Na verdade, voltou só para planejar um novo ataque.

O destino, porém, o impediu de maneira muito eficaz. O destinou o pegou de jeito e o matou. Passaram-se 10 anos de paz, até que um novo inimigo surgisse.  O filho de Dario I, Xerxes, organizou uma segunda expedição Persa contra a Grécia. Preparou o mais poderoso exército que a Antiguidade conheceu, uma força militar muito maior do que os gregos poderiam enfrentar.

As cidades gregas entraram em desespero. Não queriam mais lutar, não queriam mais se defender, com medo de represálias mais tarde. Algumas chegaram a passar para o lado inimigo.

Assim, o exército de Xerxes marchou em direção aos pobres gregos. Foi quando um carinha chamado Leônidas, grego, teve uma grandíssima idéia. Ele sabia que para o exército persa chegar até as cidades gregas na península, eles teriam de passar por um lugar estreito, que ficava entre o mar e a montanha, chamado de Desfiladeiro das Termópilas. Como a passagem era estreita, independia o fato de haver milhares e milhares de inimigos... eles não poderiam passar ao mesmo tempo. Se passassem, a Grécia estaria a um passo de seu fim.

O exército Persa passou pelo desfiladeiro e chegou até Atenas, em 480 A.C, incendiando toda cidade. Os atenienses fugiram, não tinham chances contra os Persas em terra. Foi quando um homem chamado Temístocles decidiu reunir toda sua esquadra de navios e partir para a luta marítima. Seus 380 navios teriam de enfrentar pelo menos 1200 navios Persas e, dessa vez, surpreendentemente, a poderosa esquadra persa foi destroçada pelos gregos, na luta que foi chamada de Batalha de Salamina.

As lutas continuaram e os Gregos pareceram recuperar o fôlego, passaram a vencer os Persas em algumas lutas. Até que os atenienses decidiram organizar uma aliança com cerca de 150 cidades sob sua liderança.
Elas forneceriam materiais, recursos e homens para a luta. Essa união foi chamada de Liga de Delos, porque todo tesouro que conseguiram reunindo suas forças, guardaram no templo de Apolo, que ficava a ilha de Delos.

“Todos unidos jamais serão vencidos”, a Liga de Delos expulsou os persas de suas terras e venceram a guerra em 465 A.C. Isso não significou o fim do império persa, na verdade, ao chegou a ser nem mesmo um prejuízo muito grande, mas garantiu a sobrevivência do povo grego e a partir daí seria o início do período mais brilhante da história grega.

O século de Péricles e o apogeu da democracia, do século 443 até 429.

Nenhum comentário:

Postar um comentário