domingo, 8 de abril de 2012

O que é a História e seus estudos?

História são modelos, estruturas e teorias que usamos para apreender a realidade. Podemos chamar esses modelos de conceito.

Conceito: opinião, idéia, juízo; aquilo que a mente concebe ou entende; representação geral ou abstrata de uma realidade.

Abstrato: intangível, intocável, o que se considera existente no domínio das idéias e sem base material.

O que a história estuda?
Não é o passado. São os seres humanos e as mudanças em seus modos de viver, agir, amar, lutar e raciocinar em diferentes espaços e tempos. Isso é o que chamamos de História. Ou seja... O historiador estuda a história

Para isso ele usa de modelos e ferramentas dentre as quais o passado – e o tempo - é uma delas. O próprio passado é um modelo conceitual, uma ferramenta conceitual que nós usamos como objeto da História.

Assim sendo,
O historiador não estuda simplesmente o passado, mas ele o usa como um conceito/modelo/objeto* da História.

Objeto: O objeto de estudo não é o eixo central. Seu objeto de estudo pode ser uma série de registros oficiais da Igreja, documentos do Estado, etc, mas nesse caso, são apenas monumentos concretos que representam parcelas do passado.

Representar: Trazer à memória, significar, simbolizar.

Desse passado, nós, historiadores, selecionamos os acontecimentos de maior relevância para humanidade (ou para nós mesmos) e os transformamos em fato histórico e os materializamos no livro que vocês têm em mãos.

Passado: O passado é um conceito sobre o qual o historiador se debruça, um conceito abstrato, a fim de atingir o seu objetivo. O passado é uma construção cognitiva.

Eles também representam mudanças e produções humanas. Estes sim fazem parte do eixo central para o estudo da história.

Os agentes e sujeitos principais para o estudo da história estão na frase de Marc Bloch:
“Onde houver um humano, ali haverá história”.

---

Nessa história que vamos estudar, aprender, descobrir ou recordar, perceberemos coisas com que já estamos habituados a lidar, como fatos, datas e concretudes que caminham lado a lado com a história imaginária formada por personagens, literaturas, cinemas, televisão, quadrinhos, teatro e todo um imaginário histórico que independe de nossa vontade ou consciência, mas que faz parte do que somos e da cultura na qual estamos inseridos, que espelha a própria história e tudo o que entendemos hoje por realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário